quinta-feira, 5 de novembro de 2009

UDUS - O que é um UDU?

O udu é um instrumento de percussão de origem africana criado pelos povos Igbo e Hausa da Nigéria. Na sua língua natural, udu significa "paz" ou "vasilha".

Para todos os efeitos, trata-se de uma peça de cerâmica tradicionalmente utilizada para o transporte de água com a adição de um buraco na barriga, fabricado com argila ou esculpido em pedra. Era tocado por mulheres nas cerimónias especiais.
O instrumento é tocado com as mãos e produz um som grave com um registo de certa forma peculiar ao ser golpeado rapidamente no bucal superior, embora também se possa tocar em todo o corpo do instrumento com os dedos.
Actualmente é muito utilizado por percussionistas de diferentes estilos musicais.
O udu é ao mesmo tempo um aerofone e um idiofone.


foto: Lilyana Israele
Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.

6 comentários:

  1. Olá,

    Estou em busca de um Udu, eu tive um comprado que havia comprado na Africa. Quero um destes que são menos arredondados, como vi que você fabrica. Se puder enviar-me os modelos que tens via e-mail, escolho e encomendo um contigo.

    Um prazer descobrir-te.

    Meu e-mail é thiagolyssos@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. ola Aly
    lembra de mim la do mercado livre sou Welison
    estou pesquisando sobre esse divino instrumento
    A essa e a caiza arcúrstica que vc falou muito bem trabalhada
    Gostaria de me comunicar mais vezes com vc esse e meu
    email.
    welison_gugu@hotmail.com
    espero ser correspondido

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de saber onde se localiza a fonte poderia ser comprado em alguma loja
    Que você tenha
    Pois tenho parentesco por essa região
    e poderia ser que eles fossem ai comprar e depois manda para mim
    Obrigado

    ResponderExcluir
  4. Welison desculpe a demora na resposta, ja estou enviando um e-mail pra vc pra que possamos conversar. Grata Aly

    ResponderExcluir
  5. Oi Aly, tudo bem?
    Estou interessado em adquirir um Udu e gostei muito de alguns modelos seus que vi, são muito bonitos. Gostaria, se possível, que me enviasse fotos e valores de seus modelo para que possa escolher melhor.
    No caso de adquirir um, há a possibilidade de retirar com você para economizar o frete?Estou em São Paulo zona sul no bairro da Conceição.
    Obrigado.
    Abraços e Paz.
    Marcelo Karyki
    marcelo karyki@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Tenho interesse em adquirir um Udu para presentear uma pessoa especial! Tenho urgência porque a data da entrega a pessoa está muito próxima (2 semanas). Gostaria de saber então prazos, preços e modelos. Favor encaminhar dados ao email carolina.binatti@Gmail.com
    Aguardo. Obrigada!!!

    ResponderExcluir